No caso do vídeo, é nessa etapa que decidimos se o programa terá ou não um apresentador, uma voz em off (quando a pessoa não aparece), se teremos atores, onde e quando utilizaremos animação, computação gráfica e outros efeitos especiais. É a hora de liberar a criatividade sem esquecer algumas regras importantes.
Um roteiro descreve seqüências numeradas de imagens e diálogos e poder ser organizado em duas colunas. A da direita é usada para descrever tudo o que diz respeito ao som ou áudio. A coluna da esquerda é utilizada para descrever o tratamento visual, imagens e outros recursos visuais que irão compor a apresentação ou o vídeo.
Na narrativa, há cenas, diálogos, textos, ilustrações, documentos e imagens que serão organizadas de acordo com a estrutura pensada pelos roteiristas. Em muitos casos, fica ainda mais fácil para o roteirista visualizar o roteiro quando ele desenha as cenas ao lado do texto a ser gravado, o que chamamos de storyboard.
É necessário que haja ligações entre as várias seqüências do roteiro, ou seja, um bom roteiro precisa ter "fluidez". O telespectador não deve ter a impressão de estar assistindo a seqüências distintas, estanques, ou imagens soltas e desconexas.
Deve-se ter um cuidado especial com a linguagem utilizada para evitar equívocos. Algumas regras devem ser seguidas:
- escreva frases curtas e na ordem direta
- evite adjetivos e frases introdutórias longas e sem efeito (quanto mais objetivo, direto e claro for o texto, melhor será a compreensão)